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segunda-feira, 8 de março de 2010

como dirigir uma locomotiva

Dirigindo uma locomotiva

Você simplesmente não sobe na cabine, liga a chave e sai dirigindo uma locomotiva a diesel. Ligar um trem é um pouco mais complicado do que ligar um carro.
O maquinista sobe uma escada de 2,4 metros e entra em um corredor atrás da cabine. Ele encaixa um comutador de faca (como aqueles nos filmes antigos de Frankenstein) que conecta as baterias para o circuito de arranque. Então o maquinista liga perto de cem interruptores no painel do disjuntor, fornecendo energia para tudo, desde as luzes até a bomba de combustível.

Em seguida, o maquinista anda pelo corredor até a sala de máquinas, gira e segura um interruptor que inicia o sistema de combustível, assegurando que todo o ar está fora do sistema. Então, ele gira o interruptor para o outro lado e o motor de arranque se conecta. O motor roda e começa a funcionar.

Depois, vai até a cabine para monitorar os relógios de leitura e ajusta os freios assim que o compressor pressuriza o sistema de freios. Ele pode então ir para o fundo do trem para soltar o freio de mão.


Finalmente, o maquinista pode retornar à cabine e assumir o controle. Uma vez tendo a permissão do chefe do trem para se mover, ele aciona o sino, que toca continuamente, e soa as buzinas a ar, duas vezes (indicando movimento a frente).

O controle de aceleração tem oito posições mais a marcha lenta. Cada uma das posições do acelerador é chamada de um "notch". Notch 1 é a menor velocidade, e notch 8 é a maior velocidade. Para fazer o trem se mover, o maquinista solta os freios e coloca o acelerador em notch 1.

Neste motor de série EMD 710 da General Motors, colocando o acelerador em notch 1, se aciona um conjunto de contatos ( relés elétricos enormes). Estes contatos conectam o gerador principal aos motores de tração. Cada notch aciona uma combinação diferente de contatos, produzindo uma voltagem diferente. Algumas combinações de contatos alteram certas partes do gerador, criando séries de configurações que resultam em voltagens maiores. Outras colocam certas partes em paralelo, resultando em uma menor voltagem. Os motores de tração produzem mais energia em voltagens maiores.
Quando os contatos se acionam, os controles computadorizados do motor ajustam os injetores de combustível para começar a produzir mais força do motor.
O controle do freio varia a pressão do ar nos cilindros para aplicar pressão às sapatas de freio. Ao mesmo tempo, isso se combina ao freio dinâmico, usando os motores para diminuir também a velocidade do trem.
Controles de freios e aceleração


O maquinista também tem uma série de outros controles e luzes indicadoras Controles, indicadores e o rádio

Um monitor de leitura computadorizado mostra dados de sensores dispostos em toda a locomotiva. Ele pode dar ao maquinista e aos mecânicos informações que podem ajudar a diagnosticar problemas. Se, por exemplo, a pressão nas linhas de combustível estiver alta demais, isso pode significar que o filtro de combustível esteja entupido.


Este monitor de leitura computadorizado pode mostrar o status dos sistemas em toda a locomotiva

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