igreja de fatima

igreja de fatima
quando for a portugal,visite a igreja de fatima

PEQUENOS REPAROS ECOMO LER O MEDIDOR DE LUZ EM CASA

O medidor é o equipamento utilizado para medir e registrar o consumo de energia elétrica. É comum haver dúvidas quando você recebe a sua conta e verifica o consumo cobrado naquele período.

Aprenda a "ler" o medidor para acompanhar e controlar o seu consumo de eletricidade.

Tipos de medidores Medidor Analógico

O tipo mais comum de medidor de energia elétrica é o Analógico ou de ponteiros. Ele é composto por quatro relógios. Veja como é fácil fazer a sua leitura:

1. Comece a leitura pelo marcador da unidade localizado à sua direita na figura.

2. Repare que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.
3. Para efetuar a leitura, anote o último número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios. Sempre que o ponteiro estiver entre dois números, deverá ser considerado o menor valor.

Exemplo: Leitura atual: 5084

4. Para fazer o cálculo de seu consumo parcial, você deverá subtrair da leitura atual a última leitura do mês anterior, que consta no campo "Leitura" no texto "Informações de Leitura" da sua conta de energia elétrica.

Leitura mês anterior: 4869
5084 kWh (leitura atual)
- 4869 kWh (leitura anterior)__________ 215 kWh (consumo parcial)

Obs.: caso, na sua conta de luz, o campo constante seja diferente de 1, multiplicar o consumo parcial pelo valor da constante para chegar ao número de kilowatts gastos no período.

Para que você tenha um maior controle do seu gasto mensal de energia, este procedimento pode ser realizado periodicamente.

Medidor Digital

Apresenta os algarismos em formato digital, funcionando como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo.
Nesse tipo de relógio de luz, os números que aparecem no visor já indicam o valor da leitura.

Conta acima da média - Passo-a-passo da reclamação

PROTOCOLO: O primeiro passo é o consumidor reclamar assim que receber a conta que ele considere muito alta. Essa queixa pode ser feita pelo 0800, e o cliente deve anotar o protocolo da reclamação.
INSTALAÇÕES: O segundo passo é o próprio consumidor averiguar se há problema nas instalações internas (fio desencapado, instalações elétricas em mau estado de conservação ou até equipamentos e/ou eletrodomésticos com defeito ou em más condições). Todos esses fatores podem elevar a conta.
CONTA: Enquanto estiver contestando uma conta, o consumidor pode não pagá-la e não terá a energia cortada. No entanto, se terminada a verificação, a empresa disser que a leitura está certa, o consumidor terá que pagar a conta vencida com juros.
INSTRUMENTOS: O problema pode estar em algum erro de leitura ou no equipamento de medição. Nesse caso, o consumidor pode acompanhar a leitura, pois, pelo Código de Defesa do Consumidor, ele tem direito à informação.
JUSTIÇA: Se o consumidor e a empresa chegarem a um impasse sobre a leitura correta do medidor, a saída é entrar na Justiça e pedir a avaliação de um órgão independente.

TESTE DE FUGA DE ENERGIA
As principais causas de "fuga de corrente" são: emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo. Pode ser provocada ainda por eletrodomésticos defeituosos. Para localizar esse defeito, basta proceder do seguinte modo: Na instalação elétrica: Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes. Verifique se o disco do medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir "fuga de corrente".
No caso de "fuga de corrente", a causa pode ser defeito na instalação elétrica ou problema no medidor, pois os aparelhos devem estar todos desligados.
Verifique se o disco do medidor pára de funcionar. Então, o defeito é da instalação elétrica. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é consultar um eletricista de sua confiança.
No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor.
Depois de testar a instalação elétrica e o medidor, verificando que estão perfeitos, faça o mesmo com os seus eletrodomésticos: Aparelhos eletrodomésticos:
Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou fusível), mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes.
Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste pode ser feito com a geladeira, o rádio-relógio, o videocassete ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que deve ser desligado da tomada na hora do teste.
Verifique o disco do medidor de energia elétrica. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada está com algum defeito. Conecte outro eletrodoméstico na mesma tomada, porém sem ligá-lo, e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar.
Caso continue, o defeito está na tomada.
Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito.
Para confirmar, teste-o em outra tomada.

fonte:Eletropaulo

CAIXAS DE PASSAGENS
As caixas de passagem servem prioritáriamente, ao encontro dos fios com outros fios, ou com interruptores e tomadas. São utilizadas para organizar a distribuição dos fios ou cabos quando esses têm a necessidade de mudar de direção.


Permitem instalar a fiação e subdividi-la em partes menores, facilitando a instalação e o reparo destes fios quando necessário.

Existe no mercado uma grande variedade de caixas, por isso é sempre bom ter em mente qual é a que melhor se aplica a sua necessidade antes de comprar. Em se tratando de material eletrico, não vá no mais barato, isto pode sair muito caro, procure nas embalagens as referencias do Inmetro, por exemplo.
Caixas para embutir nas paredes, onde serão fixados interruptores ou tomadas, ou ambos.

Caixa de embutir no teto, por onde passaram fios de iluminação e onde devera ser fixado o spot ou lustre.


Piso e teto Eletroduto já posicionado sobre a laje que sera concretada. Podemos ver as caixas de luz de teto para o andar debaixo.


Por dentro destes dutos vão passar os fios de iluminação e outros dutos para cabos de telefonia e dados tambem devem ser instalados antes da concretagem.

Aplicação * Caixa com espelho: na parte da rede de energia elétrica onde sirva apenas como passagem de condutores, sem emenda; deve ser embutida na parede.

* Caixa com tampa parafusada e caixa com porta: nos pontos de emenda e derivação dos condutores e na divisão das tubulações em trechos não maiores que os recomendados; deve ser embutida na parede.

Execução* Instalar de modo a facilitar os serviços de manutenção do sistema e de forma a garantir a perfeita continuidade elétrica.


* Quando não indicado no projeto, instalar a 30cm do piso acabado.

* Instalar todas as caixas de modo a manter a horizontalidade, o perfeito alinhamento e o nivelamento com a parede e entre si.
* Remover os olhais das caixas apenas nos pontos de conexão entre estes e os eletrodutos.
* Quando embutidas em elementos de concreto, fixar rigidamente, a fim de evitar deslocamentos.
* Após sua instalação, durante o andamento da obra, proteger contra a entrada de cimento, massa, poeira, etc.
* Executar as furações das caixas, para fixação de eletroduto, com ferramentas apropriadas (serra-copo), não sendo permitidos rasgos na caixa em nenhuma hipótese.

Derivador Dersehn

Para puxamento de fios e cabos Aplicações:

• Puxamento e arrasto de fios e cabos de energia ou telecomunicações;

• Lubrificação de partes ou componentes em geral para arrasto;

• Lubrificações temporárias contra atrito;

• Não danifica a superfície do cabo;
• Não deixa resíduo depois de aplicado.


Lubrificante 3M, gel a base de água 

Passa FioPassafio é o nome popular dado á ferramenta que auxilia a instalação dos fios eletricos nos eletrodutos.


Feito de plastico e com uma ponta metal flexivel, desliza facilmente pela tubulação eletrica embutida nas paredes, tetos e chão.

Disponível em: 10, 15 e 20 metros.

Passafio ProAqua


Lembre-se:... a vida útil dos fios e cabos elétricos é de 20 anos !

Este dado, porém, depende das condições de instalação e uso.

... fios e cabos elétricos desencapados e emendas mal feitas, desperdiçam energia elétrica !

... um disjuntor antigo ou hiperdimencionado, pode não desarmar quando ocorrer um curto-circuito e você terá um principio de incêndio em sua residência !

No final do passafio um dispositivo tambem de metal, permite amarrar os fios que queremos instalar. Puxando com delicadeza pela ponta do passafio que já saiu (em alguma caixa de passagem, interruptor, etc.) no destino, veremos os fios eletricos entrando nos dutos e depois saindo no lugar desejado.

Tipo de utilização:

em serviços de instalações em geral: comerciais, industriais e domésticas, por profissionais eletricistas e por empresas de sistema de tv a cabo.

Sem passafio, é praticamente impossivel colocar a fiação no seu devido lugar. È uma ferramenta muito barata.

QUAL A FUNÇÃO DOS DISJUNTORES E FUSIVEIS?


Esses funcionam como chaves automáticas cuja a função é cortar a passagem de corrente elétrica quando esta for excessiva para circuito causando danos ao sistema. Portanto, a função dos disjuntores e fusíveis é desarmar em caso de sobrecarga, protegendo a instalação, pessoas e seus aparelhos conectados a instalação.

A diferença básica entre os dois sistemas de proteção é que os disjuntores permitem serem rearmados, já os fusíveis, uma vez atuados devem ser substituídos.

Esses dois sistemas de proteção, disjuntores e os fusíveis, devem atender as normas: NBR IEC 60898 e 60947-2 e NBRs 11840 a 11849, respectivamente.
Tipos de disjuntores



DISJUNTOR UNIPOLAR
  O disjuntor desarma a toda hora, deve-se colocar outro de amperagem maior?Não. Esta troca só estará ocultando um possível defeito, recomenda-se avaliar o circuito ao qual este disjuntor está ligado.

Disjuntores: Qual a diferença entre curva B e COs disjuntores curva B são utilizados nos circuitos que receberão cargas resistivas, que são aqueles equipamentos como chuveiro, torneira elétrica, lâmpadas e secadora de roupas.

Já os dispositivos de curva C são utilizados para proteger circuitos de uma residência em que estão ligados cargas indutivas como geladeiras, condicionadores de ar, motores elétricos em geral, etc.
 O disjuntor desarma a toda hora, deve-se colocar outro de amperagem maior?Não. Esta troca só estará ocultando um possível defeito, recomenda-se avaliar o circuito ao qual este disjuntor está ligado.
Disjuntores: Qual a diferença entre curva B e COs disjuntores curva B são utilizados nos circuitos que receberão cargas resistivas, que são aqueles equipamentos como chuveiro, torneira elétrica, lâmpadas e secadora de roupas.
Já os dispositivos de curva C são utilizados para proteger circuitos de uma residência em que estão ligados cargas indutivas como geladeiras, condicionadores de ar, motores elétricos em geral, etc.

DISJUNTOR BIPOLAR

DISJUNTOR TRIPOLAR       
         
                                                                         VEJA ABAIXO OS VIDEOS



                                      http://www.skoool.pt/content/los/physics/fuses_circuit_breakers/launch.html