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CURSINHO PARA INICIANTES NA COMPUTAÇÃO

Princípios de Informática


CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Conteúdo

1. O que é informática ? ....................................................................3

2. O Computador ...............................................................................3

2.1 Conceito .............................................................................3

2.2 Histórico .............................................................................3

2.3 Gerações ............................................................................5

3. Organização dos Computadores ..................................................6

3.1 Princípios do Funcionamento .............................................6

3.1.1 Entrada de dados ...................................................6

3.1.2 Processamento de dados .......................................6

3.1.3 Saída de dados ......................................................7

4. Elementos de um Sistema Computacional ...................................8

4.1 Hardware ............................................................................8

4.1.1 Unidade de Entrada ................................................8

4.1.2 Unidade de Saída ...................................................8

4.1.3 Unidade de Armazenamento (memória) ................9

4.2 Software ...........................................................................10

4.2.1 Sistema Operacional (Software Básico) ...............11

4.2.2 Software Utilitário .................................................11

4.2.3 Software Aplicativo ...............................................11

1ET – Profº. Mandarino - 2008 3

1.O
 
1.O QUE É INFORMÁTICA?


Informática pode ser considerada como significando “informação automática”, ou

seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

tal, é preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrônico.

2. O COMPUTADOR

2.1. O Que é?

O computador é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto

de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de

intervenção humana. Entre vários benefícios, podemos citar:

􀂃 grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;

􀂃 precisão no fornecimento das informações;

􀂃 próprio para execução de tarefas repetitivas;

􀂃 propicia a redução de custos em várias atividades;

􀂃 Compartilhamento de dados.

2.2. Breve Histórico

􀂃 O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do

ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como

Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de

ensino pelo mundo. Antigo ábaco romano Máquina Pascalina

  


􀂃 Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar

(máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era

simplificar o ofício do pai, que era contador.

􀂃 Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina

Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e

dividir.

􀂃 Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático

controlado por cartões perfurados, em 1801.
􀂃 Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em


1822, e a Máquina Analítica, em 1833. É considerado o precursor do computador

eletrônico digital, pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais

(como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b)

processamento utilizando memória (de engrenagens), abrigando o programa em

execução e (c) saída.                                            

Máquina de diferenças de Babagge

􀂃 Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de

processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear

de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890.

􀂃 Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor

Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;

􀂃 ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro  

computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly

da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000

válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.   

􀂃 John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a


proposição prática para computadores universais, que armazenam programas

em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse

princípio é utilizado nos computadores até hoje.

􀂃 Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).

2.3. Gerações

􀂃 Primeira geração. Computadores constituídos de válvulas eletrônicas.

Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. Definidos como “jurássicos”, eram

enormes, pesavam toneladas e funcionavam com aproximadamente 18000

válvulas. Não existia dispositivo de armazenamento.

􀂃 Segunda geração. Fins dos anos 50, inicio dos anos 60 engloba computadores

equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM

1401. Surgirão também as linguagens de programação de alto nível: Fortran

(1957), Cobol (1960), Basic (1964).

􀂃 Terceira geração. Meados da década de 70, década de 80 compreende

computadores constituídos de circuitos integrados. Escalas de integração:

􀀹 SSI - Small Scale of Integration

􀀹 MSI - Middle Scale of Integration.

Exemplos: IBM /360 e IBM /370.

Surgiram as primeiras LAN’s (redes locais) e os computadores passaram a

ser utilizados em âmbito comercial e empresarial.

􀂃 Quarta geração. Com o final da década de 80, inicio da década de 90, são os

computadores constituídos de circuitos integrados nas seguintes escalas:

􀀹 LSI - Large Scale of Integration

􀀹 VLSI - Very Large Scale of Integration.

Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores.

O avanço na telecomunicação (celular), nas pesquisas em torno do

desenvolvimento de uma inteligência artificial, de tecnologias como a

nanotecnologia e a biometria representam o que hoje podemos esperar do

avanço tecnológico. O dinamismo com que essa evolução ocorre nos traz a

certeza de que os filmes de ficção cientifica podem não mais se limitar as telas

do cinema. Podemos citar ainda as redes sem fio (wireless), a fibra óptica, a

computação gráfica.3. ORGANIZAÇÃO DOS COMPUTADORES


3.1 PRINCIPIOS DO FUNCIONAMENTO

Um sistema baseado em computador é, na verdade, composto por hardware e software.

Hardware é o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você

pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral).

Software é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. Ou seja, são os

programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão "vida" ao computador.

Sem um software adequado à suas necessidades, o computador, por mais bem

equipado e avançado que seja, é completamente inútil.

O computador não é uma máquina com inteligência. Na verdade, é uma máquina

com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de

dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados.

Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais

são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados.

􀀹 Entrada de Dados

Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornecêlos

a ele. Para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado (para

digitação, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o

mouse (para selecionar opções e executar algumas operações em um

software qualquer), disquetes e CDs3 para entrada de dados (gerados

provavelmente em algum outro computador), mesas digitalizadoras (muito

utilizadas por programas CAD4 e aplicativos gráficos em geral) e outros.
􀀹 Processamento de Dados


Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para

processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados é feito na

memória do computador, que pode ser volátil (isto é, desaparece quando o

computador é desligado), referenciada como memória RAM (Random Access

Memory - memória de acesso aleatório), ou pode ser permanente (enquanto não

é "apagada" por alguém) através do armazenamento dos dados em unidades

como as de disco fixo, que são meios físicos (meio magnético) localizadas no

interior do gabinete do computador. Há também os disquetes, que são discos

“removíveis”, e mais recentemente os CDs graváveis. O processamento dos

dados é feito na CPU – Central Process Unit - unidade de processamento central

(ou simplesmente processador, como o Pentium), onde a informação é tratada,

sendo lida, gravada ou apagada da memória, sofrendo transformações de acordo

com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas.

Todos os programas escritos em uma determinada linguagem de programação

são “traduzidos” por um programa chamado compilador que é um tradutor que

converte todas as instruções em linguagem de máquina ou binária (0 e 1).

􀀹 Saída de Dados

Os dados resultantes do processamento das informações pelo computador

podem ser apresentadas de inúmeras formas, e por meio de diversos

dispositivos. O monitor de vídeo é um dos principais meios para se obter dados

de saída do computador: tanto texto normal ou formatado (como em tabelas ou

formulários) e gráficos podem ser apresentados ao usuário através desse

dispositivo. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel,

podemos fazer uso de impressoras e/ou plotters (para "plotagem" de desenhos);

se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso,

por exemplo, dos disquetes, ou então conectar os computadores em rede

(resumidamente, ligá-los através de cabos). Quando tratamos dados do tipo

áudio (som) a saída ocorre através das caixas de som ou fones de ouvido.
 
ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE FUNCIONAMENTO DE UM


SISTEMA COMPUTACIONAL.

4. ELEMENTOS DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL

4.1 HARDWARE

4.1.1. Unidades de Entrada

São dispositivos físicos que capturam os dados a serem processados pelo

computador (dados tipo texto, vídeo ou áudio). Logicamente para cada tipo de

dado temos um dispositivo de entrada especifico para captura esses dados
4.1.2. Unidades de Saída 


Apresentam os resultados finais do processamento, através dos monitores de   

vídeo, impressoras, etc.

Exemplos:4.1.3. Dispositivos de Entrada e Saída


São capazes de executar as funções de entrada e saída de dados. Exemplos:

Drives, Tela de toque, modem, portas USB.

4.1.3. Dispositivos físicos de armazenamento (Memória)

􀀹 Como Funciona

Da mesma forma que o cérebro humano, o computador também possui uma

memória onde são armazenadas as informações enquanto ele está ligado. A
menor unidade utilizável para representação de informações em um


computador é o Bit, que assume os valores 0 ou 1.

Como um único bit é insuficiente para representar informações mais

complexas, eles são agrupados e combinados. Num primeiro agrupamento,

eles são reunidos em conjuntos de oito, recebendo a denominação de Byte (8

bits). Tendo em vista que a unidade byte (unidade de medida de

armazenamento) é consideravelmente pequena quando indicamos valores

mais extensos, utilizamos múltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte,

terabyte, etc.

1 KiloByte = 1 Kb = 1024 bytes

1 MegaByte = 1 Mb = 1024 Kb

1 GigaByte = 1 Gb = 1024 Mb

1 Terabyte = 1 Tb = 1024 Gb

􀀹 Tipos de Memória

􀂃 RAM

Para efetuar os cálculos, comparações, rascunhos e outras operações

necessárias ao seu funcionamento, os computadores possuem uma memória

de trabalho chamada de RAM (Random Access Memory, ou memória de

acesso aleatório). A informação armazenada nessa memória é apenas

temporária. Se você quiser preservar essa informação, que pode representar

horas de trabalho, você deve movê-la da memória do computador para um

disco de armazenamento (disco rígido ou winchester, disquete ou CD

gravável), operação essa conhecida como salvamento (opção salvar na maior

parte dos programa): as informações são salvas em um arquivo. Quando

você desliga o Computador, a informação que não foi “salva” em um desses

discos é perdida, por isso essa memória também é dita volátil.

􀂃 ROM

Um outro tipo de memória existente nos microcomputadores permite

apenas a leitura das informações nela contida. É a ROM (Read Only

Memory). Essa memória não perde as informações ao ser desligado o

equipamento, sendo, portanto, utilizada para guardar os códigos básicos de

operação do equipamento, suas rotinas de inicialização e auto-teste. Tais

informações não podem ser alteradas, apenas lidas. Este conjunto de códigos

de operação/funcionamento forma o sistema básico de entrada e saída

(BIOS) da máquina.

􀂃 Memória Auxiliar (Os Discos e fitas magnéticas)

Os Discos são usados para armazenar as informações, como as

memórias. Podem ser lidos, gravados e regravados, como uma fita de áudio

ou vídeo. São consideradas a memória de massa do equipamento, devido ao

alto volume de informações que podem armazenar.
4.2 SOFTWARE - PROGRAMAS DE COMPUTADOR


Um programa de computador pode ser definido como uma série de

instruções ou declarações, em forma aceitável pelo computador, preparada de

modo a obter certos resultados. Também chamado de software, esse termo é

utilizado para indicar a parte funcional de um computador.

Podemos classificar os softwares ou programas em alguns tipos. A seguir

é apresentada uma classificação genérica, que não é exaustiva.

4.2.1. Sistemas Operacionais (Software básico)

Como o próprio nome sugere, são softwares destinados à operação do

computador. Tem como função principal controlar os diversos dispositivos do

computador e servir de comunicação intermediária entre o computador e os

outros programas normalmente utilizados, o que permite que esses possam ser
executados. O Windows95/98/2000/NT/XP, LINUX e o DOS são exemplos de


sistemas operacionais para microcomputadores. Também podemos citar o OS/2,

da IBM, e o UNIX.

Um computador, qualquer que seja o seu porte, não funciona sem um

sistema operacional.

4.2.2. Software Utilitário

São programas destinados a facilitar e agilizar a execução de certas

tarefas, dando suporte ao sistema operacional. Existem utilitários, por exemplo,

para diagnosticar a situação do computador e seus diversos dispositivos (como o

Norton Utilities), para compactar arquivos (como o WinZip), para realização de

cópias de segurança ("backups"), etc.

4.2.3. Software Aplicativo

São os programas destinados a nos oferecer certos tipos de serviços, e

podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas

eletrônicas, os programas gráficos e os sistemas gerenciadores de banco de

dados.

􀂃 Processadores de Texto: dentre os vários editores disponíveis no

mercado, destacamos os seguintes: Word (Microsoft) e WordPerfect

(Corel), OpenEdit.

􀂃 Planilhas Eletrônicas ou Planilhas de Cálculo: dentre as mais comuns,

destacamos o MS-Excel, o Lotus 1-2-3 e o Quatro Pro, OpenCalc.

􀂃 Programas Gráficos: permitem a criação de figuras e desenhos, sendo

que alguns possuem recursos extras para animação. Podem ser

conjugados com programas que adicionam sons juntos às imagens.

Dentre os mais sofisticados destacam-se o Corel Draw , o Adobe

PhotoShop e o 3D Studio, para uso artístico, e os programas CAD (como

o AutoCad), utilizado para projetos mecânicos, arquitetônicos, etc.

􀂃 Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados: trata-se de uma coleção

de programas que se prestam ao controle de grandes volumes de

informações.